Construir uma marca forte e reconhecida pelos pacientes e pelo mercado é o sonho de qualquer profissional.

Mas afinal, o que você pode fazer para chegar lá? Quais são os investimentos necessários para alcançar esse objetivo? E, principalmente, será que existem ferramentas gratuitas que podem auxiliá-lo nessa tarefa ? É o que você vai descobrir nesse artigo.

Acompanhe a leitura!

Construindo uma marca forte: os primeiros passos

Se você é leitor do blog da PLING, já sabe que é impossível construir uma marca forte sem uma identidade visual claramente definida — senão, recomendo fortemente a leitura dos artigos “Deixe sua marca no mundo, comece com o seu logo” e “Como criar uma marca na medicina”.

Para isso,  você vai precisar contar com uma equipe especializada na criação de logotipos com expertise na área de saúde, o que possibilitará  a criação de uma marca alinhada com a mensagem que o seu consultório deseja transmitir.

Além disso, é muito importante também que seu negócio disponha de um e-mail profissional. Um dos pilares da sua estratégia de marketing, a ferramenta pode ser obtida a baixo custo e torna sua comunicação mais eficiente e segura. 

Se você ainda não conhece todos os benefícios que um e-mail profissional pode trazer para o fortalecimento da sua marca e quer saber mais sobre o assunto, sugiro a leitura dos artigos “Qual é a importância de ter um e-mail profissional?” e “O que é o marketing por e-mail e como é feito?”.

No entanto, além dessas ferramentas essenciais, que você pode obter a preços especiais diretamente com a PLING, existe um outro aliado importante na construção de uma marca forte: o Google.

Como aprender a construir sua marca com a ajuda do Google

O maior buscador do mundo disponibiliza diversas ferramentas gratuitas que podem ajudar você a organizar melhor o consultório e trabalhar na atração e retenção de clientes de maneira muito mais efetiva. Conheça 4 delas passo a passo:

1. Google Agenda

A ferramenta do Google é extremamente útil para consultórios médicos que buscam criar uma marca forte, já que possibilita a organização das consultas e compromissos dos profissionais da clínica e a sua visualização online de qualquer computador, tablet ou celular.

O recurso possibilita que a agenda seja compartilhada com outros usuários, que podem alterar e cadastrar compromissos de acordo com o nível de permissão indicado por você. A função é extremamente útil para médicos que têm suas agendas gerenciadas por recepcionistas ou secretárias, por exemplo.

2. Google Keep

Espécie de bloco de notas do mecanismo de busca, a ferramenta ajuda médicos a organizarem suas anotações e evita que elas se percam, o que pode acontecer facilmente quando o profissional lança mão de post-its ou outros meios físicos.

Versátil, o recurso está disponível para Android e iOS e possibilita que você faça anotações em texto e áudio, que podem ser classificadas por cores ou ordenadas com tags e marcadores.

Também é possível transformar imagem em notas, enviar as suas anotações para outros usuários e utilizar uma funcional ferramenta de busca em tempo real.

Você pode usar o Google Keep, por exemplo, para redigir rascunhos de e-mails, recibos ou outros documentos que deverão ser enviados pela sua secretária naquele período ocioso entre um compromisso e outro.

3. Google Maps

Cadastrar o seu consultório no sistema de mapas do buscador é uma das melhores maneiras de fortalecer a sua marca. Afinal de contas, trata-se do serviço de mapas mais utilizado em todo o mundo, seja em versão web, seja em versão mobile.

Além disso, quando você faz o seu cadastro, o mapa passa a apontar para os usuários que buscam o seu produto ou serviço, a melhor maneira de chegar até ele, tornando a vida de pacientes e potenciais pacientes mais simples.

Outra enorme vantagem de cadastrar sua clínica no Google Maps é que ela pode passar a ser sugerida quando usuários fazem buscas por palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.

Logo, se o seu consultório conta com especialistas em ginecologia e está localizado na Vila Mariana, quando alguém buscar “ginecologista Vila Mariana”, provavelmente o site da sua clínica aparecerá entre os listados, o que além de fortalecer sua marca, amplia a chance de que você seja encontrado por novos pacientes.

4. Google Hangouts

O Hangouts é outra ferramenta excelente para profissionais do setor de saúde que desejam construir sua marca com a ajuda do Google.

Espécie de chat em vídeo aberto ao público, o Hangouts pode ser utilizado para gerar conteúdo relevante ao aproximar o médico do seu público-alvo por meio de apresentações sobre a sua especialidade ou chats em que o profissional responde dúvidas comuns sobre um tema específico.

A medida, além de prestar um serviço de utilidade pública, fortalece a imagem da clínica e posiciona o profissional como referência em sua área de atuação, o que auxilia na atração e retenção de pacientes.

E então, gostou de aprender como construir sua marca com a ajuda do Google? Se você precisa de auxílio na concepção da identidade visual do seu consultório, entre em contato agora mesmo com a PLING!