Garantir um bom fluxo de pacientes no consultório é um desafio constante até mesmo para profissionais mais experientes. Não é incomum que médicos com alta competência técnica e anos de estrada se vejam com dificuldades para garantir uma agenda sempre lotada.

Mas afinal, o que é preciso fazer para conseguir mais pacientes para o consultório? Porque alguns médicos sofrem para manter a clínica em funcionamento, enquanto outros parecem não dar conta de atender a todos que buscam agendar consultas?

Para além de questões como a competência técnica, alguns profissionais têm apostado em medidas simples, mas de alta eficácia, para solucionar essa equação em um mundo cada vez mais conectado. Saiba quais são elas!

4 dicas para conseguir mais pacientes para o consultório

1. Aposte no poder das redes sociais

Com a popularização crescente da internet, se você quer conseguir mais pacientes para o consultório, é importante estar presente nas redes sociais.

Faça perfis oficiais do seu consultório ou clínica nas principais ferramentas, como Facebook e Instagram, e mantenha-as atualizadas constantemente com informações de utilidade pública referente à sua especialidade.

É importante reservar um tempo também para que você ou alguém da sua equipe responda aos comentários e esclareça as dúvidas de potenciais pacientes que visitarem sua página.

Não abra mão de explorar recursos cada vez mais populares entre os usuários dessas redes, como as Lives no Facebook e a função Stories no Instagram. Use essas ferramentas para interagir com seguidores, dar sua opinião profissional sobre um assunto que você domine ou mesmo esclarecer dúvidas sobre temas importantes.

Não é incomum que profissionais da área médica sintam-se reticentes em usar as redes sociais como forma de divulgação do seu trabalho por receio de estar infringindo algum princípio ético.

É importante lembrar porém que, observando algumas restrições, o Conselho Federal de Medicina permite que médicos façam uso das redes sociais para falarem sobre sua área de atuação.

Se você quiser saber um pouco mais sobre as limitações impostas pela entidade e entender o que pode e o que não pode ser feito, basta consultar a resolução 1974/11, que estabelece os critérios para a relação do médico com a imprensa e o uso das redes sociais.

2. Invista na criação de um site oficial

Você sabia que cerca de 80% dos pacientes usam a internet para pesquisar profissionais antes de marcar uma consulta médica? Imagine então que potenciais pacientes estão buscando seu nome na internet e encontram um site desatualizado e difícil de navegar ou, pior ainda, não encontram nada?

As chances de que ele prossiga a pesquisa e marque a consulta com um profissional que possui um site com design atraente e informações fáceis de localizar são enormes.

Por isso, se você quer conseguir mais pacientes para o consultório, é importante pensar em investir no assunto o quanto antes.

Possuir uma página oficial desatualizada ou deixar de investir nessa área passa a mensagem de que seu consultório é pouco profissional, desorganizado e não possui uma estrutura sólida.

Além disso, você pode usar esse espaço para hospedar um blog com artigos e postagens diversas de utilidade pública sobre sua área de atuação.

Essas postagens servem para atualizar suas redes sociais e também ajudam a melhor seu posicionamento em sites de busca como o Google, aumentando as chances de que seu consultório seja encontrado sempre que um potencial paciente da sua região estiver em busca de um médico da sua especialidade.

3. Não despreze o poder do contato direto

Se é certo que a presença no ambiente digital é importante para quem deseja conseguir mais pacientes para o consultório, também é que o contato direto não deve ser desprezado.

Em palavras simples, invista no online, mas não se esqueça de fazer-se presente também na vida real. É importante, por exemplo, que você mantenha sempre ao alcance da mão cartões de visita atualizados.

Embora essa seja uma ferramenta considerada ultrapassada por alguns profissionais, o cartão de visita é um recurso extremamente útil para reunir informações de contato e divulgá-la para o seu público-alvo com elegância e praticidade.

Distribua-os sempre que conversar com alguém sobre seu trabalho em festas, reuniões, palestras e quaisquer outros eventos onde você possa ampliar sua rede de contatos. Muitas vezes, a pessoa com que você conversou pode não estar necessitando dos seus serviços, mas pode indicá-lo para outro possível paciente posteriormente.

Por isso, não hesite em falar sobre a sua clínica sempre que tiver oportunidade. Se você desenvolve um trabalho ético e de qualidade, não há porque não manter as pessoas informadas sobre isso!

4. Invista na identidade visual do seu consultório

Todas essas dicas de como conseguir pacientes para o consultório perdem a eficácia se a identidade visual do seu negócio não tiver sido muito bem planejada.

Site, redes sociais, cartão de visita e quaisquer outros materiais online e offline relacionados à sua clínica precisam ter unidade visual, ou seja, apresentarem o mesmo logo, tipografia, esquema de cores e elementos gráficos.

A medida ajuda a aumentar a familiaridade do seu público-alvo com a marca, possibilitando que ela seja lembrada com maior facilidade quando chegar a hora de agendar uma consulta.

Uma identidade visual mal planejada, além de dificultar a divulgação da sua marca, transmite a ideia de que o seu consultório é gerenciado de maneira amadora e caseira, o que pode trazer danos à imagem e a credibilidade da sua clínica.

E então, gostou de entender melhor como conseguir pacientes para o consultório seguindo alguns passos simples? Se você precisa de uma equipe altamente qualificada e com expertise na área de saúde para ajudá-lo no desenvolvimento de sua identidade visual, entre em contato com a PLING! Será um prazer ajudá-lo a crescer!