Acontece todos os dias: duas empresas oferecem exatamente o mesmo produto ou serviço, mas uma delas sempre é lembrada pelos consumidores, enquanto a outra não. Ter uma marca forte, que está sempre presente nas lembranças dos clientes, pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu negócio e na área de saúde isso não é diferente.

Mas afinal, o que é exatamente uma marca? E como criar uma marca forte, que se comunique bem com o seu público-alvo e, consequentemente, seja sempre lembrada por eles? É o que você vai aprender no artigo de hoje. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é uma marca?

Há quem confunda o conceito de marca com o de nome ou logotipo. Na verdade, ela  é muito mais do que isso.

De maneira simples, podemos dizer que a marca é um conjunto de elementos que ajudam a compor a imagem de uma empresa e determinam a maneira como ela é percebida por parceiros, clientes, concorrentes e pelo público em geral.

O nome e logotipo são uma parte importante desse processo de identificação, mas não são únicos. Os produtos da empresa, a linguagem que ela utiliza para seu comunicar com o seu público, as cores, fontes e até mesmo a reputação no mercado também ajudam a compor sua marca.

Como criar uma marca forte para a medicina?

Criar uma marca forte para o seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo, não é uma tarefa fácil.

No entanto, com planejamento estratégico e dedicação, é possível fixar a imagem da sua clínica ou consultório no imaginário dos consumidores e se destacar da concorrência. Conheça nossas dicas:

1. Defina o seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma marca forte e de alta competitividade é definir claramente o seu público-alvo. Esse é o momento para pensar sobre os rumos que você deseja dar ao seu consultório: a ideia é atrair mais pacientes com um perfil similar aos que já frequentam a clínica atualmente ou, ao contrário, você quer dar uma guinada profissional e focar em outro público?

Em qualquer um dos casos, é importante traçar um perfil detalhado desse público-alvo. Você pretende atingir mais homens ou mulheres? De que faixa etária? Quais são os principais anseios e expectativas desses pacientes? Essas informações são essenciais para que você possa construir uma marca que realmente converse com as necessidades do seu público.

2. Pesquise os seus concorrentes

Acredite: conhecer o que os seus concorrentes estão fazendo e como estão se posicionando no mercado é uma prática saudável e que pode ser determinante na construção de uma marca forte.

A ideia nem de longe passa por copiar ou imitar trabalhos bem sucedidos, mas inspirar-se em cases de sucesso e aprender com os erros de profissionais que têm um perfil bem parecido com o seu.

Você pode, por exemplo, identificar os pontos fortes na identidade visual dessas clínicas ou consultórios e usar essas informações para ilustrar seus pontos de vista nas reuniões de briefing com profissionais que estarão ajudando você nesse processo.

3. Identifique seus diferenciais

Definido o público-alvo e com uma boa ideia do que estão fazendo seus concorrentes, chegou a hora de focar mais no seu negócio. É importante identificar quais são os diferenciais da sua clínica ou consultório, aquelas qualidades que fazem com que os pacientes procurem por você, e não pela concorrência.

Pode ser a excelência do corpo clínico, a localização privilegiada do consultório, a versatilidade nas opções de pagamento, a modernidade dos equipamentos ou a tradição no atendimento em determinada especialidade.

O importante é que esses diferenciais sejam identificados para que eles possam ser destacados no processo de construção da marca. Em outras palavras, é o momento de criar a personalidade do seu negócio e entender que conexões você quer que ele crie com o seu público.

Pode ser que você queira falar com um público mais velho, para os quais valores como tradição e solidez são muito importantes, por exemplo. Ou ainda que o seu desejo seja atrair uma clientela jovem e feminina, que busque uma clínica moderna e com atendimento descomplicado. Qualquer que seja sua opção, ela precisa estar bastante clara antes de partir para o próximo passo.

4. Encontre parceiros de confiança

Com a imagem de sua clínica ou consultório bem definida, chegou a hora de partir para a ação. É o momento de escolher parceiros de confiança para a criação de sua identidade visual, que vai traduzir todos esses conceitos para o público.

Nesse momento, busque uma empresa que tenha know-how em criar logotipos para profissionais da área de saúde, tenha credibilidade no mercado e esteja focada em prestar um atendimento de qualidade.

Utilizando os serviços da PLING, por exemplo, você tem a certeza de que o seu dinheiro será bem investido, já que você só paga pelo logotipo quando estiver 100% satisfeito com o resultado.

A PLING oferece essa modalidade de prestação de serviços porque confia na qualidade do trabalho que desenvolve e conta com uma equipe formada por profissionais com a expertise necessária para entregar um resultado de excelência!

Gostou de entender melhor como criar uma marca forte para o seu consultório? Então não espere mais e entre em contato agora mesmo com a PLING! Será um prazer ajudar a sua clínica a crescer!