Ambiente acolhedor e agradável, recepção atenciosa e atendimento médico de excelência: dificilmente um profissional de saúde irá negligenciar algum desses itens na hora de administrar o seu consultório.

No entanto, é bastante comum que todo esse cuidado com a clínica não se reflita na identidade visual, e que a criação de elementos importantes, como o logo médico, seja deixada em segundo plano.

Mas será que é realmente importante que profissionais da área médica invistam na criação de uma identidade visual forte, feita por profissionais do ramo? É o que você vai descobrir no post de hoje. Saiba mais!

Afinal, o que é um logotipo?

Também chamado de logo ou logomarca, o logotipo é muito mais do que uma imagem composta por símbolos, letras ou pela junção dos dois. Trata-se de um item fundamental na identidade visual de uma marca, aquele que definirá como o seu negócio será lembrado pelos seus pacientes.

Engana-se quem acredita que criar um logo resume-se a conceber um desenho. Na verdade, o projeto busca sintetizar a mensagem e os valores que sua clínica ou consultório pretende transmitir.

Por que investir na criação de um logo médico?

Dar pouca importância a esse aspecto do seu negócio pode ser desastroso.

Um logo concebido de maneira amadora ajuda a passar a mensagem de que a sua clínica ou consultório não se preocupa com os detalhes e é pouco profissional, o que pode afetar sua credibilidade em um meio em que este é um fator determinante na atração e fidelização de novos clientes.

Por isso, investir na criação do logo médico é fundamental para que a solução final possa transmitir a seriedade, o profissionalismo e comprometimento que a sua clínica possui. Saiba como garantir que a sua logomarca seja a tradução fiel dos valores que seu consultório deseja comunicar:

Escolha profissionais capacitados

Contratar um designer gráfico especializado para a criação do seu logo médico é a maneira mais segura de obter um  resultado final atual e atraente, já que todos os conhecimentos e habilidades desse profissional serão utilizados para esse fim.

Optar por soluções caseiras, que muitas vezes são oferecidas por um valor abaixo daquele praticado por profissionais experientes, pode até parecer uma solução sensata e econômica a princípio, mas que, em longo prazo, se revelam mais caras pela necessidade de reformulação do trabalho apresentado.

Além disso, enquanto uma mudança pontual dá a ideia de renovação e modernização da clínica, alterações constantes de logo transmitem uma mensagem de instabilidade e incertezas, o que pode ser extremamente prejudicial para o seu negócio e afastar novos pacientes.

Foque no seu público

Ainda que seja importante apresentar todas as referências que você julgar interessantes na elaboração do briefing, é essencial não perder de vista que o logo médico ideal deve agradar o seu público-alvo, os seja, os pacientes.

Por isso, é preciso deixar de lado suas preferências e se perguntar de que maneira aquela imagem chega até os seus consumidores. Muitas vezes, a solução apresentada não é aquela que mais atende às suas inclinações pessoais, mas a que possui os elementos necessários para garantir seu imediato reconhecimento por clientes, parceiros e até concorrentes.

Confie na empresa contratada

Uma vez que você se cercou dos melhores profissionais para a elaboração do seu logo, é importante confiar no trabalho desenvolvido pela empresa contratada.

Afinal, da mesma maneira que você conhece os tratamentos mais adequados para os seus pacientes, o profissional de design sabe qual é a melhor forma de comunicar a sua mensagem.

Por isso, ainda que pareça pouco confortável a princípio, é importante saber delegar para obter resultados satisfatórios.

Desconfie de empresas que deixam para o cliente toda a responsabilidade sobre os elementos que vão compor o logo e que assumem uma postura pouco proativa na criação da sua identidade visual.

Lembre-se que o papel de um bom profissional é apontar as melhores soluções para o seu cliente e que feedbacks honestos sobre suas ideias a respeito da fixação e comunicação da marca são um sinal de idoneidade e comprometimento.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância de investir em um logo médico profissional para a sua clínica ou consultório? Se você quiser entender melhor como funciona o processo de criação da Pling, clique aqui e fale conosco! Será uma prazer atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!